Tim Maia plagiador?

Quem conhece um pouco de soul music brasileira com certeza sabe também um pouquinho da vida de Tim Maia, o maior soulman e porque não showman que este país ja teve.

Sabemos também que grande parte da sua formação musical se deu entre 1959 e 1963, período em que morou nos Estados Unidos e presenciou o comecinho do funk.

De volta ao Brasil, e com a mente no mínimo 10 anos a frente de tudo que acontecia no cenário musical brasileiro, Tim Maia tratou logo de meter a mão na massa e criar seu funk brazuca com todas as referências adquiridas na américa, e elas eram tantas que alguns sons ficaram bem parecidos.

O exemplo mais descarado é a música Boot Legs da banda Booker T and the MG’s.

Parece com Sossego?

Este outro exemplo é quase que imperceptível para ouvidos leigos, mas é muito claro para quem é músico ou trabalha no ramo.
A linha de baixo de “Right On”, da banda Clarence Wheeler & The Enforcers lembra muito as notas do naipe de metais, só que um pouco desacelerado na música “O Balanço” de 1973.

Clarence Wheeler and the Enforcers – Right On

Tim Maia – O Balanço

Agora a conclusão é sua: (   )Inspiração, (   )Sampler ou (   )Plágio.?

 



8 respostas para “Tim Maia plagiador?”

  1. Minha conclusão: Talento com uma pitada de inspiração!

  2. Acho que essas canções ficaram no subconsciente dele… E semelhanças são normais e até perdoáveis se o "plagiador" acrescentar algo de si, como é o caso de "Sossego". Por sinal, para citarmos mais uma vez Booker T. & The MGs, comparem "Green Onions" com a mais antiga "Help Me" de Sonny Boy Williamson.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.